Abstract:
A busca por uma administração pública eficiente, já apresentava traços na Europa do século XIX, onde se afirmava que uma boa gestão é tão importante quanto à liberdade de expressão. Na administração pública a gestão de frota de veículos está relacionada com veículos comprados ou alugados, por empresas ou agências governamentais. Alguns exemplos podem ser citados, como: empresas de aluguel de veículos, serviços públicos, departamentos de polícia, dentre outros. A gestão de frotas é responsável por planejar, gerenciar e executar as atividades interligadas a veículos de uma empresa, exigindo do gestor um conhecimento prático e teórico de tarefas que abrangem o gerenciamento da mão de obra disponível, os veículos e equipamentos e as tecnologias existentes para lhe auxiliar na execução e controle dessa gestão. Este estudo tem como objetivo apresentar estudo de caso sobre a gestão de frotas de veículos nos últimos cinco anos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a fim de apontar as principais evoluções e pontos críticos existentes. As principais evoluções identificadas nos últimos cinco anos foram à modernização no uso e controle de abastecimento e manutenção, através da utilização de softwares, abastecimento com cartão magnético, a terceirização da manutenção dos veículos possibilitando maior agilidade, e com isso economia dos recursos. Os principais pontos críticos estão relacionados à falta de renovação da frota própria de veículos do TJCE.