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dc.contributor.authorYurna, Albate-
dc.date.accessioned2019-08-23T18:08:44Z-
dc.date.available2019-08-23T18:08:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationYURNA, Albate (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1496-
dc.descriptionYURNA, Albate. Português na Guiné-Bissau: sobre o estatuto da língua, seu ensino e a formação docente. 2018. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Portuguesa, Instituto de de Linguagens e Literatura – Ill (ceará), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender o estatuto da Língua Portuguesa na GuinéBissau, país africano de língua oficial portuguesa. Sendo assim, a pesquisa estabelece como principais objetos: compreender a realidade do português na Guiné-Bissau, saber como se ensina o Português no contexto guineense e pesquisar sobre a formação de professores na Guiné-Bissau. Para tanto, elaboramos questionários que foram aplicados com professores de longa experiência da área, com fundamentação nos trabalhos de Couto e Embaló (2010), Antunes (2003), Scantamburlo (2013), Almeida Filho (2009) e Andrighetti e Schoffen (2012). A pesquisa se caracteriza metodologicamente como exploratória e bibliográfica. A partir dos dados levantados, especialmente dos depoimentos dos docentes entrevistados, percebe-se a ausência de formação específica dos professores para o ensino do português no contexto guineense e assim como ausência de política linguística que oriente a metodologia apropriada e a produção dos materiais didáticos à realidade local. Portanto, pode-se perceber, a partir dessas análises, a falta de uma sólida política educativa por parte dos governantes do país, num investimento na formação dos profissionais e na melhoria do sistema educativo, assim, para um ensino de qualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEstatuto do portuguêspt_BR
dc.subjectFormação dos professorespt_BR
dc.titlePortuguês na Guiné-Bissaupt_BR
dc.title.alternativesobre o estatuto da língua, seu ensino e a formação docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
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