Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Título: Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercício do protagonismo juvenil
Título(s) alternativo(s): relato de uma prática docente
Autor(es): Alves, Antônio Erlanilson Tavares
Palavras-chave: Facebook
Protagonismo Juvenil
Ensino de Sociologia
Data do documento: 2018
Citação: ALVES, A. E. T. (2017)
Resumo: Este trabalho, como relato de uma prática pedagógica, tem por objetivo mostrar como o uso da rede social, Facebook, foi utilizada pelo projeto Sociologando com o Saraiva, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Saraiva Leão na cidade de Redenção/Ceará. Dessa forma, apresenta-se o recurso das redes sociais para a dinamização das aulas de Sociologia sem extinguir o modelo tradicional de ensino, já que a tecnologia, seja pelo Notebook ou celular, está presente no cotidiano dos estudantes. As pessoas estão o tempo todo conversando, interagindo, informando-se e se divertindo. Assim, pretende-se mostrar como é possível se utilizar das redes sociais para aprimorar as possibilidades de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento do aluno em um espaço interativo e de acordo com a sua linguagem. Compreende-se que estes espaços possam favorecer o exercício do protagonismo, uma vez que o aluno será capaz de conhecer, opinar, discutir, elaborar ideias, dar sugestões e propor soluções para os problemas vivenciados a sua volta, desenvolvendo seu pensamento crítico. Da análise do projeto, compreendeu-se que o Sociologando com Saraiva proporcionou aos estudantes condições de serem capazes de expressar seus próprios pensamentos, bem como uma maior aproximação com o professor da disciplina. Outro ponto positivo foi o resgate ao sentimento de pertença ao meio, pois os alunos sentiam-se importantes na construção coletiva do projeto.
Descrição: ALVES, Antonio Erlanilson Tavares. Facebook como recurso pedagógico nas aulas de sociologia e o exercicio do protagonismo juvenil: relato de uma prática docente. 2018. 12 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO ERLANILSON TAVARES ALVES TCC.pdf2018_art_aetalves658,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.