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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1671
Título: | As influências dos organismos internacionais na educação guineense: uma análise sobre políticas currículares (1980-2010) |
Autor(es): | Mendes, Leonel Vicente |
Palavras-chave: | Educação básica - Guiné-Bissau - Currículos Educação e Estado - Guiné-Bissau - 1980-2010 Educação - Guiné-Bissau - Cooperação internacional |
Data do documento: | 26-Ago-2019 |
Citação: | MENDES, L. V. (2019) |
Resumo: | O presente artigo aborda duma forma crítica sobre atuações e influências dos organismos internacionais na educação guineense nas formulações de políticas curriculares. Este estudo contempla um recorte temporal que privilegia um período de 30 anos, de 1980-2010. Focalizando assim em entender os discursos e estratégias que foram usados pelos OI, que fundamentaram na elaboração da política curricular em diferentes momentos. De maneira geral busca compreender em que medida que estas reformas curriculares oferecem as alternativas efetivas para melhorar qualidade do ensino público guineense, e quais são os debates que o currículo tem privilegiado no ponto de vista epistemológico. Para a realização deste trabalho, percorre-se dois estratégias metodológicas, primeiro foi realizado um estudo bibliográfico, dialogando com autores AKKARI (2011), DA SILVA (2011), LOPES (2014), CÁ (2008), FURTADO (2005), DJALÓ (2009). Em seguida foram analisados os documentos produzidos pelo MEN como material empírico e os relatórios de OI que atuam na área de educação. A pesquisa aponta que o fracasso escolar que se verifica, entre outros fatores se deve as políticas curriculares implementado porque existem uma crise de distanciamento entre a realidade local e a prescrições normativas expressado no currículo centralizado que tem privilegia o debate epistemológico a partir da perspectiva eurocêntrico. |
Descrição: | MENDES, Leonel Vicente. As influências dos organismos internacionais na educação guineense: uma análise sobre políticas currículares (1980-2010). 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1671 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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