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Título: Kuma ku nó pudi aprendi na djugos ku brincadeiras de Guiné-Bissau: possiblidades de ensino/aprendizagem
Autor(es): Cá, Natália Ernesto
Palavras-chave: Descolonização - Guiné-Bissau
Escolas - Exercícios e jogos - Guiné-Bissau
Jogos educativos - Guiné-Bissau
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: CÁ, N. E. (2020)
Resumo: O presente Artigo se refere ao trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia tendo como objetivo principal compreender como jogos e brincadeiras tradicionais da Guiné-Bissau podem contribuir pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem das crianças na idade escolar. O currículo escolar guineense constitui-se ainda numa educação baseada na reprodução do conhecimento “já pronto”, a partir dos livros didáticos. Os jogos e brincadeiras tradicionais guineenses são colocados aqui como possíveis recursos pedagógicos, mas ainda não utilizados nas escolas com esse fim. Portanto, destaca-se a relevância desta pesquisa, no sentido que apresenta outras possiblidades de ensino/aprendizagem através do lúdico, propondo o uso dos jogos e das brincadeiras tradicionais, como forma de descolonialidade do currículo vigente no nosso sistema de ensino. Assim constitui-se, também, uma forma de resgate, preservação e valorização dos mesmos. Metodologicamente, optamos por um estudo de carácter qualitativo, apoiado pela investigação bibliográfica e por uma coleta de dados realizada com estudantes universitários guineenses. Utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada, fazendo coleta de relatos memorialísticos dos participantes. Estrategicamente, escolheu-se a língua kriolo para as entrevistas, o que possibilitou uma maior exploração dos conteúdos. Conclui-se, fazendo uma breve análise e exploração dos principais jogos tradicionais da Guiné-Bissau citados nas entrevistas, e apontando-os como possíveis recursos pedagógicos, relacionando-os com diferentes áreas de conhecimento, ou seja, componentes curriculares.
Descrição: CÁ, Natália Ernesto. Kuma ku nó pudi aprendi na djugos ku brincadeiras de Guiné-Bissau: possiblidades de ensino/aprendizagem. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1842
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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