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dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Martins de-
dc.date.accessioned2020-07-15T13:12:42Z-
dc.date.available2020-07-15T13:12:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. M. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1860-
dc.descriptionOLIVEIRA, Cristiane Martins de. Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas: um levantamento sob a ótica do profissional. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA sexualidade faz parte da existência humana e deve ser compreendida em sua totalidade, sendo relevantes os fatores biológicos, psicológicos, religiosos e socioculturais com influências exercidas na contribuição da formação e direcionamento da sexualidade de um indivíduo. Baseando nesse pressuposto, o presente trabalho objetivou analisar estudos que abordem o tema educação sexual e identificar as principais dificuldades sobre esta abordagem no âmbito escolar. Consiste em uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico, totalizando em 10 artigos científicos na amostra final. O estudo apontou que a educação sexual quando trabalhada nas escolas são abordadas por professores ou profissionais de saúde. Na abordagem pelos professores, nessa prevalece principalmente aspectos biológicos, voltados para prevenção de DST’s e gravidez na adolescência. Os professores sentem dificuldades de trabalhar a educação sexual na escola de forma transversal e interdisciplinar, apontando a falta de formação como principal obstáculo. Diante do exposto na revisão integrativa, foi possível perceber as limitações de encontrar achados em que a educação sexual seja trabalhada na íntegra dentro das escolas. Não houve nenhum resultado que apontasse a educação sexual sendo trabalhada de forma transversal e interdisciplinar por todos os profissionais de educação, de acordo com as propostas dos PCN’s. A realização dessa pesquisa evidencia a necessidade de implementar projetos educativos dentro do ambiente escolar que visem a prevenção e promoção da saúde do adolescente. Concluiu- se que é necessário existir formações de professores, seja no meio acadêmico, seja no ambiente escolar, com qualificação realizada por profissionais da saúde, de forma a sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância de abordar a educação sexual no meio escolar de forma crítica, bem informada, com linguagem clara e aberta, tornando a escola uma instituição promotora da saúde, buscando desenvolver no adolescente a responsabilidade diante da própria sexualidade e preservação da vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.titleAbordagem da educação sexual e saúde nas escolaspt_BR
dc.title.alternativeum levantamento sob a ótica do profissionalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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