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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T13:12:42Z | - |
dc.date.available | 2020-07-15T13:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, C. M. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1860 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Cristiane Martins de. Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas: um levantamento sob a ótica do profissional. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sexualidade faz parte da existência humana e deve ser compreendida em sua totalidade, sendo relevantes os fatores biológicos, psicológicos, religiosos e socioculturais com influências exercidas na contribuição da formação e direcionamento da sexualidade de um indivíduo. Baseando nesse pressuposto, o presente trabalho objetivou analisar estudos que abordem o tema educação sexual e identificar as principais dificuldades sobre esta abordagem no âmbito escolar. Consiste em uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico, totalizando em 10 artigos científicos na amostra final. O estudo apontou que a educação sexual quando trabalhada nas escolas são abordadas por professores ou profissionais de saúde. Na abordagem pelos professores, nessa prevalece principalmente aspectos biológicos, voltados para prevenção de DST’s e gravidez na adolescência. Os professores sentem dificuldades de trabalhar a educação sexual na escola de forma transversal e interdisciplinar, apontando a falta de formação como principal obstáculo. Diante do exposto na revisão integrativa, foi possível perceber as limitações de encontrar achados em que a educação sexual seja trabalhada na íntegra dentro das escolas. Não houve nenhum resultado que apontasse a educação sexual sendo trabalhada de forma transversal e interdisciplinar por todos os profissionais de educação, de acordo com as propostas dos PCN’s. A realização dessa pesquisa evidencia a necessidade de implementar projetos educativos dentro do ambiente escolar que visem a prevenção e promoção da saúde do adolescente. Concluiu- se que é necessário existir formações de professores, seja no meio acadêmico, seja no ambiente escolar, com qualificação realizada por profissionais da saúde, de forma a sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância de abordar a educação sexual no meio escolar de forma crítica, bem informada, com linguagem clara e aberta, tornando a escola uma instituição promotora da saúde, buscando desenvolver no adolescente a responsabilidade diante da própria sexualidade e preservação da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.title | Abordagem da educação sexual e saúde nas escolas | pt_BR |
dc.title.alternative | um levantamento sob a ótica do profissional | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Saúde da Família |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CRISTIANE MARTINS DE OLIVEIRA TCC.pdf | 2018_mono_cmoliveira.pdf | 500,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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