Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/207
Título: O ensino das religiões de matrizes africanas na escola fundamenta
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso no distrito de Barra Nova - Ce
Autor(es): Lima, Wilame da Silva
Palavras-chave: África - História
Ensino fundamental
Religião e cultura
Data do documento: 2015
Citação: LIMA, W. da. S. (2015)
Resumo: A pesquisa discute as possibilidades de se trabalhar as religiões de matrizes africanas dentro da sala de aula, de acordo com a lei 10.639/03, pois as mesmas sofreram e ainda sofrem aversão dentro e fora do ambiente escolar, visto como algo diferente e bizarro, e que a sociedade atribui termos pejorativos, tais como: magia negra, bruxaria e macumba. O foco da presente pesquisa é trabalhar as religiões afro-brasileiras no ambiente escolar e o preconceito que estas sofrem dentro da sociedade. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica e de campo, realizado por meio de observação participante, nas turmas de 6º, 7º e 8º Ano na Escola Luís Dias Damasceno, no distrito de Barra-Nova. A hipótese estabelecida para esse estudo é valida, pois existe um preconceito contra a cultura e as religiões de matrizes africanas na sociedade.
Descrição: LIMA, Wilame da Silva. O ensino das religiões de matrizes africanas na escola fundamental: um estudo de caso no distrito de Barra-Nova – CE. 2015. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/207
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilame da Silva Lima.pdf585,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.