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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/207
Título: | O ensino das religiões de matrizes africanas na escola fundamenta |
Título(s) alternativo(s): | um estudo de caso no distrito de Barra Nova - Ce |
Autor(es): | Lima, Wilame da Silva |
Palavras-chave: | África - História Ensino fundamental Religião e cultura |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | LIMA, W. da. S. (2015) |
Resumo: | A pesquisa discute as possibilidades de se trabalhar as religiões de matrizes africanas dentro da sala de aula, de acordo com a lei 10.639/03, pois as mesmas sofreram e ainda sofrem aversão dentro e fora do ambiente escolar, visto como algo diferente e bizarro, e que a sociedade atribui termos pejorativos, tais como: magia negra, bruxaria e macumba. O foco da presente pesquisa é trabalhar as religiões afro-brasileiras no ambiente escolar e o preconceito que estas sofrem dentro da sociedade. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica e de campo, realizado por meio de observação participante, nas turmas de 6º, 7º e 8º Ano na Escola Luís Dias Damasceno, no distrito de Barra-Nova. A hipótese estabelecida para esse estudo é valida, pois existe um preconceito contra a cultura e as religiões de matrizes africanas na sociedade. |
Descrição: | LIMA, Wilame da Silva. O ensino das religiões de matrizes africanas na escola fundamental: um estudo de caso no distrito de Barra-Nova – CE. 2015. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/207 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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