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Título: A de Aú B de Berimbau C de Capoeira: trajetória escolar de uma mulher negra
Autor(es): Silva, Ariana Lais da
Palavras-chave: Capoeira - Recôncavo (BA)
Negras - Recôncavo (BA) - Formação
Professoras negras - Recôncavo (BA) - História
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SILVA, A. L. (2021)
Resumo: O presente artigo versa sobre a trajetória escolar de uma professora de capoeira, moradora de um município localizado no Recôncavo Baiano. Em março de 2020, ouvimos a trajetória escolar de Fortaleza, uma mulher negra. Este texto está dividido em três seções: na primeira, tratamos dos percursos metodológicos, que contou com utilização de abordagem qualitativa e entrevista semiestruturada; na segunda, tratamos dos referenciais teóricos apresentando os conceitos fundamentais para a análise; na terceira, temos duas subseções em que analisamos a trajetória de vida da entrevistada lançando mão dos aportes teóricos. Ao longo do texto surgiram aspectos que relacionam sua trajetória escolar com as fases de sua trajetória na capoeira, fazendo-nos perceber que sua vivência em ambiente escolar foi diferenciada, simultaneamente, por sua inserção e empenho na prática desde a década de 1990, bem como, pelos impactos da Constituição do Estado da Bahia de 1989, na história da educação da população negra baiana.
Descrição: SILVA, Ariana Lais da. A de Aú B de Berimbau C de Capoeira: trajetória escolar de uma mulher negra. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
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