Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2140
Título: Manual sobre acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência no ensino básico.
Autor(es): Lima, Morgama Mara Nogueira.
Palavras-chave: Acessibilidade
Inclusão
Pessoa com deficiência
Manual
Data do documento: 19-Fev-2019
Citação: LIMA, M. M. N. (2019)
Resumo: Objetivou-se desenvolver manual sobre acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência no ensino básico. Estudo metodológico, realizado de maio a outubro 2018, em Acarape-CE, Brasil. Participaram 14 juízes, destes, nove de conteúdo e cinco de aparência, selecionados por amostragem bola de neve. Referencial metodológico utilizado foi de Echer (2005), contemplando, apenas, as seis primeiras fases. Quanto à coleta, foi entregue instrumento para análise de conteúdo (IVCES) e aparência (SAM); para validação, utilizou-se do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), o S-CVI/Ave; S-CVI/UA; I-CVI. O processo de construção envolveu a consulta de 24 materiais que após a leitura, foram fichados, sendo construídos os tópicos: Pessoa com Deficiência: perspectiva histórica e cultural, abordando conceito de PcD, tipos de PcD, PcD e educação; Acessibilidade da PcD, ressaltando o conceito de acessibilidade, classificação de acessibilidade, acessibilidade e educação; Inclusão escolar da PcD, envolvendo a inclusão e educação da PcD e, por fim, o tópico Saiba Mais. Em seguida, iniciou-se a elaboração textual com inserção de 27 ilustrações inéditas. Na diagramação, ocorreu organização, formação dos tópicos, das páginas e do layout. Quanto à validação de conteúdo, as porcentagens no domínio objetivo variaram de 77,8% a 88,9%; no domínio estrutura/apresentação, variaram entre 55,6% e 100,0%, cujos itens com porcentagens abaixo do aceitável foram: linguagem apropriada ao material educativo (77,8%) e interativa (55,6%); informações corretas (66,7%), objetivas (66,7%) e necessárias (66,7%) e tamanho do texto adequado (55,6%), todos esses itens foram alterados, conforme sugestão dos juízes; no domínio relevância, o manual obteve variação de 88,9% a 100,0%. Após os ajustes e a reavaliação do conteúdo, todos os itens foram avaliados com IVC máximo
Descrição: LIMA, Morgama Mara Nogueira. Manual sobre acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência no ensino básico. 2019. 133 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2140
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA Dissertação (1).pdfMORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA Dissertação (1).pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.