Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2256
Título: Nosso programa também é alfabetização e cultura: o Teatro Experimental do Negro e o Jornal Quilombo – Vida, problemas e aspirações do negro na literatura
Autor(es): Santos, Denilson Lima
Palavras-chave: Negros no teatro - Brasil
Teatro e sociedade - Brasil
Teatro na educação - Brasil
Teatro negro - Brasil
Data do documento: 2020
Editor: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Universidade Estadual de Feira de Santana
Citação: SANTOS, D. L. (2020)
Resumo: Esse ensaio é um diálogo a partir dos textos, referentes ao Teatro Experimental do Negro (TEN), publicados no jornal Quilombo (1948-1950). Ressalta-se que a produção estética no periódico, mencionado acima, se insere no contexto da construção de uma rede intelectual negra, proposta por Abdias do Nascimento — fundador das duas instituições supracitadas. Além disso, o grupo de teatro fundado por Nascimento teve um papel proeminente na sociedade brasileira, pois revelou talentos artísticos e fomentou a discussão sobre a participação da população negra na sociedade brasileira por meio da educação. Nesse sentido, abordamos o projeto TEN como aquele que se ocupou, não somente da formação teatral de homens e mulheres negros, mas proporcionou-lhes um espaço para a alfabetização e aprimoramento cultural. Ademais, juntamente com o jornal supracitado, o grupo teatral dos anos 40 do século passado, oportunizou aos trabalhadores de serviços gerais e às empregadas domésticas aulas de cultura e estéticas africanas e afro-brasileiras. Diante disso, para discutir o papel do TEN na sociedade brasileira, nesse texto, utiliza-se algumas categorias teóricas como intelectual e sua função social, bem como a noção de teatro negro no processo de formação alfabetizadora de adultos. Assim, a partir das análises dos textos jornalísticos e testemunhos de escritoras e escritores, observa-se como a intelligentsia negra conseguiu construir uma rede de colaboração que consolidou suas ideias políticas, estéticas e epistemológicas no século XX.
Descrição: SANTOS, Denilson Lima. Nosso programa também é alfabetização e cultura: o Teatro Experimental do Negro e o Jornal Quilombo – Vida, problemas e aspirações do negro na literatura. Légua & Meia: Revista de Literatura e Diversidade Cultural, Feira de Santana, v. 11, n. 2, p. 51-63, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2256
ISSN: 1676-5095
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - Docentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_denilsonsantos_05.pdf2020_arti_denilsonsantos_05.pdf368,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.