Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2294
Título: Inserção na China, através do Soft Power, por meio da Educação, em Cabo Verde
Autor(es): Andrade, Caroline Fortunato
Palavras-chave: Cabo Verde - Educação
Cabo Verde - Relações econômicas exteriores - China
China - Relações econômicas exteriores - Cabo Verde
Soft Power
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: ANDRADE, C. F. (2021)
Resumo: A China vem de maneira recorrente investindo nos países em desenvolvimento, buscando consolidar-se no âmbito internacional, bem como na diversificação de seus parceiros, realizando uma expansão no continente africano, incluindo Cabo Verde. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a relação entre Cabo Verde - China e como o Soft Power se faz presente nesse contexto. Como objetivos secundários busca-se refletir se a influência chinesa contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da educação do país insular; como também pesquisar e identificar se houve mudanças na educação em Cabo Verde, através da política externa chinesa. A China investe em diversos âmbitos, em Cabo Verde, tendo uma visão ampla de mundo e versatilidade de países para realizar cooperação. Contudo, Cabo Verde oferece uma rota marítima em posição privilegiada, tendo contato com outro continente. Seria esse o interesse da China? Firmar laços com o país, através do Soft Power, visando conquistar sua rota marítima, consequentemente seus países parceiros? Será essa estratégia da Política Externa Chinesa para com Cabo Verde? Até que ponto o ensino da língua chinesa no território cabo-verdiano é estratégico para este país do Sul Global? A pesquisa utilizará como recurso metodológico qualitativo o estudo de caso, visando compreender e identificar a importância da política externa entre Cabo Verde e China. Nessa perspectiva, a utilização da política comparada auxiliará para avaliar como é a política externa de ambos os países e o Soft Power chinesa está sendo exercida em Cabo Verde, ponderando se resultou em mudanças na educação de Cabo Verde. Diante do exposto, o projeto busca identificar o que motiva a República Popular da China a realizar investimentos que já se perpetuam, desde a Independência de Cabo Verde, obtendo crescimento ao decorrer dos anos.
Descrição: ANDRADE, Caroline Fortunato. Inserção na China, através do Soft Power, por meio da Educação, em Cabo Verde. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2294
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_carolineandrade.pdf2021_mono_carolineandrade.pdf473,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.