Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2494
Título: A produção de discursos e o debate sobre “ideologia de gênero” no currículo escolar a partir do Projeto de Lei nº 4893/20
Autor(es): Andrade, Jônatas Raine de Oliveira
Palavras-chave: Brasil. [Projeto de Lei nº 4893/20] - Estudos de caso
Currículos - Mudança - Brasil
Identidade de gênero na Educação - Brasil
LGBTQIA+
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: ANDRADE, J. R. O. (2022)
Resumo: Ao analisar o texto e a repercussão do Projeto de Lei 4893/20 que versa sobre a discussão e criminalização do tema “ideologia de gênero” na escola o trabalho a seguir considerou diferentes aspectos sobre a discussão do tema gênero na sala de aula. Buscou-se destacar as tensões decorrentes dessa tentativa de proibir o debate de gênero na escola, além de averiguar como os discursos políticos conservadores têm interferindo na construção dos currículos escolares e na abordagem e discussão do tema. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com delimitação dos caminhos a partir da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, apontando perspectivas diferentes para a compreensão dos fatos e aproximação do problema. Por fim, foi feito um levantamento de casos veiculados em versões eletrônicas de jornais em que professores e escolas tiveram sua atuação limitada ou sofreram algum tipo de retaliação devido à escolha do tratamento do tema. Dessa forma, o estudo mostra a necessidade de se opor à intenção de restringir a compreensão das diferenças de gênero nas escolas e a importância do diálogo entre a comunidade escolar para se elaborar um currículo mais inclusivo e promover o desenvolvimento social, político e cultural das crianças.
Descrição: ANDRADE, Jônatas Raine de Oliveira. A produção de discursos e o debate sobre “ideologia de gênero” no currículo escolar a partir do Projeto de Lei nº 4893/20. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2494
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_jonatasandrade.pdf234,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.