Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
Título: | Formação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CE |
Autor(es): | Fonseca, Michella Rita Santos |
Palavras-chave: | Formação continuada remota Prática docente Ensino remoto Pandemia COVID-19 |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | FONSECA, M. R. S. (2021) |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as formações continuadas remotas para o ensino remoto em tempos de pandemia por COVID-19 realizadas pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Caucaia-CE, bem como, os desafios, possibilidades e contribuições para o sucesso do processo ensino e aprendizagem onde a/o docente precisou (re)inventar sua prática. Para tanto, utilizamos um percurso metodológico caracterizado na vertente qualitativa e um estudo de caso que tem como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada aos/as professores/as e formadores/as, e a análise documental. Foram utilizados referenciais teóricos respaldados principalmente em autores como: Imbernón (2011), Pimenta (2020) e Nóvoa (2020) para contextualizar a formação em tempos de pandemia; Morin, Masetto e Behrens (2012), Perrenoud (2012) e Valente (2013) que discutem sobre o uso das tecnologias na educação, Nogueira e Silva (2020), Arruda (2020) Fiocruz (2020), OPAS (2020) e OMS (2020) que contribuíram para fundamentar o diálogo sobre a COVID no Brasil e no mundo. Os resultados apontam a necessidade em refletir sobre a formação docente remota direcionada ao processo ensino e aprendizagem tanto para o ensino remoto como para o ensino presencial, entendendo que a/o professora/or e a/o formadora/or quando bem orientadas/os desenvolvem saberes, reinventam a prática e potencializam o fazer docente significativo. |
Descrição: | FONSECA, Michella Rita Santos. Formação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CE 2021. 186 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELLA RITA SANTOS FONSECA Dissertação.pdf | 2021_dis_mrsfonseca.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.