Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2738
Título: Do Colégio Estadual Filadélfia ao Esporte Clube Ypiranga: reflexões para um novo projeto político pedagógico
Autor(es): Borges, Marcelo Silva
Palavras-chave: Antirracismo - Vila Canária (Salvador, BA)
Colégio Estadual Filadélfia - Projetos
Esporte Clube Ypiranga - História
Santana, Apolinário, 1902-1955 - Biografia
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: BORGES, M. S. (2022)
Resumo: O presente trabalho explora a relação comunitária entre o Colégio Estadual Filadélfia e o Esporte Clube Ypiranga no bairro de Vila Canária na Cidade de Salvador, Estado da Bahia. Tem por objetivo descrever projeto de intervenção realizado com a turma 2º ano do Ensino Médio. Analisa em que medida os estudantes desta escola conhecem a história do clube. Apresenta pontos inerentes ao protagonismo do clube na inclusão de pessoas negras no futebol. Explora, de forma breve, a biografia de Apolinário Santana, apelidado de Popó, e tido como o primeiro jogador negro de destaque na Bahia. Indaga sobre a mudança do espaço escolar, que passará a funcionar no espaço que foi do Clube. Mobiliza discussões sobre a necessidade de um possível novo Projeto Político Pedagógico da escola. Fundamenta-se em discussões sobre a interdisciplinaridade, interculturalidade e a importância da luta antirracista. Utiliza como recurso metodológico uma base de registros da intervenção realizada com os estudantes, bem como toma posse diversas fontes que disponibilizam dados sobre o Esporte Clube Ypiranga e o Colégio Estadual Filadélfia. Conclui que há um conhecimento razoável por parte dos estudantes sobre a história do Clube e suas personalidades.
Descrição: BORGES, Marcelo Silva. Do Colégio Estadual Filadélfia ao Esporte Clube Ypiranga: reflexões para um novo projeto político pedagógico. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2738
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_rela_marceloborges.pdf2022_rela_marceloborges.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.