Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Alber Levi Peixoto de-
dc.contributor.authorSilva, Bruno Diniz da Silva-
dc.contributor.authorMatos, Humberto Balbino de-
dc.date.accessioned2017-01-24T13:19:03Z-
dc.date.available2017-01-24T13:19:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMELO, A. L. P. de; SILVA, B. D. da; MATOS, H. B. de (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/282-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo observar a participação popular durante o processo orçamentário. Como estudo de caso a população do município de Jaguaribara foi o objeto de avaliação deste trabalho. Inicialmente foram feitos alguns questionamentos em relação ao objeto postulado, como exemplo: porque o Brasil ainda não está entre os países com os maiores índices de transparência pública? Posteriormente foi justificado o tema escolhido como algo de suma importância para estabelecimento de metas e controle de execução de objetivos. Esta ferramenta é obrigatória para todos os entes (União, Estados e Municípios) e possibilita a execução de programas e planos existentes no PPA e LDO. Antes de falar sobre o processo orçamentário de Jaguaribara, foi preciso realizar um breve histórico sobre orçamento público, com enfoque maior na história do orçamento brasileiro. Em seguida foi definido o objetivo geral e objetivo específico. Como objeto geral tivemos que analisar como a população da cidade de Jaguaribara participa do processo orçamentário, desde o seu planejamento até a sua execução. Quanto ao objetivo específico elaborou-se uma discussão sobre os tipos de orçamentos: Orçamento Tradicional que continha apenas as previsões de Receita e fixação de despesa e limitava-se a preocupar-se com os objetos de gastos; Orçamento Programa tinha como função estabelecer metas, projetos e programas, além de ser um tipo de instrumento orçamentário muito mais transparente; Orçamento Participativo aquele em o povo tem uma participação direta nas escolhas das políticas públicas a serem utilizadas e Orçamento Base-Zero refere-se ao trabalho com orçamentos por períodos sem se preocupar com orçamentos anteriores. Por fim foi feita a conclusão da obra, ressaltando-se o fato de a população do município estudado, mostrar um grande desconhecimento sobre o orçamento da mesma. Foi dado ênfase ao fato de Jaguaribara realizar orçamento participativo, elaborar audiências públicas para discussão dos planos orçamentários, e mesmo assim os governados demonstram em sua maioria desinteresse em participar do processo orçamentário. Como resultado alcançado concluímos que a forma de realizar orçamento participativo ainda se mostra ineficaz, pelo fato de realizar audiências pouco atrativas para a população, quando muitas vezes as reuniões para discussões de orçamento não são sequer amplamente divulgadas para a população.pt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectTipos de Orçamentopt_BR
dc.subjectJaguaribept_BR
dc.titleAnálise sobre a importância da participação da sociedade no processo orçamentáriopt_BR
dc.title.alternativeum estudo de caso no município de Jaguaribara-Cearápt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alber Levi Peixoto de Melo.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.