Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2833
Título: Relações de gênero em ventos do apocalipse: Entre a tradição e a modernidade.
Autor(es): Castro, Francisca Helenina Mendes de
Palavras-chave: Modernidade
Relações de gênero
Tradição
Ventos do apocalipse - Livro
Data do documento: 2017
Citação: CASTRO, F. H. M. (2017)
Resumo: objetiva-se apresentar e discutir as relações de gênero e sua evolução, no tempo e no espaço, entre “tradição” e “modernidade”, na obra “Ventos do Apocalipse” (CHIZIANE, 1999). A citada obra traz, em seu enredo, o contexto da guerra civil em Moçambique, no período de pós-Independência (25 de junho de1975). Em meio à guerra referida, se dá uma travessia das personagens pelos espaços definidos - Mananga, Floresta e Aldeia do Monte. As relações sociais, de modo geral, se apresentam multifacetadas, em certos casos, por conta da influência colonial e do próprio contexto da Guerra. Algumas personagens femininas (Minossi, Wusheni, Emelina, Mara) vão manifestando comportamentos que se diferenciam dos hábitos locais, mais ou menos padronizados, revolvendo a dita tradição, assumindo novas posturas, em meio às dificuldades enfrentadas, enquanto as figuras masculinas (Sianga, seu filho Manuna e o curandeiro Nguenha) apresentam-se em uma tentativa de manter os costumes existentes, na aldeia de Managa. Todos os conflitos estabelecidos, se manifestam calcados em relações de gênero (feminino e masculino), na maioria das vezes. Para a compreensão desse enfoque serão utilizados os seguintes autores: versados em cultura não ocidental (predominantemente africana), como Asúa Altuna (1993), e os representantes das discussões de gênero, tais como Laura Padilha (2006), e ocidental: Judith Buttler (1998), Pierre Bourdieu (2002), bem como teóricos de discussões sobre a modernidade como Anthoni Giddens (1991, 2002) e Zygmun Bauman (1999).
Descrição: CASTRO, Francisca Helenina Mendes de. Relações de gênero em ventos do apocalipse: Entre a tradição e a modernidade. 59 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2833
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf2017_mono_fhmdecastro.pdf.758,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.