Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3225
Título: Síntese de biodiesel a partir do óleo de pequi através de biocatalisadores enzimáticos contendo calb e eversa® transform 2.0 imobilizadas em nanopartículas magnéticas
Autor(es): Silva, Michael Pablo França
Palavras-chave: Biodiesel
Pequi
Hidroesterificação
Candida antartica do tipo B (CALB)
Eversa® Transform 2.0
Data do documento: 27-Fev-2023
Citação: SILVA, M. P. F. (2023)
Resumo: A preocupação com a emissão de poluentes atmosféricos oriundos de combustíveis fósseis utilizados em motores de combustão interna vem despertando cada vez mais o interesse de pesquisas na procura de matérias-primas que sejam sustentáveis e menos nocivas ao meio ambiente. Dentre as alternativas está o biodiesel, biocombustível potencial para ser uma alternativa ao diesel mineral, que possui características técnicas ambientalmente corretas. Dentre a gama de matériasprimas utilizadas com potencial para a síntese do biodiesel, podemos citar o óleo vegetal de pequi, que é um fruto típico encontrado no cerrado brasileiro pertencente à família das Caryocaraceae e ao gênero Caryocar, sendo que este possui 16 espécies de ocorrência nas Américas Central e do Sul. O objetivo do estudo foi investigar a viabilidade de produção de biodiesel a partir da hidroesterificação do óleo de pequi utilizando biocatalisadores enzimáticos na forma livre e imobilizada em suporte de nanopartículas magnéticas de ferro como uma das alternativas para produção de biocombustíveis. O óleo de pequi bruto foi hidrolisado para a formação de mais ácidos graxos, sendo posteriormente esterificado com álcool de cadeia curta utilizando rota enzimática na proporção molar de 1:1, agitação de 150 rpm, temperatura da reação de 37 ºC, biocatalisadores enzimáticos, sendo as lipases CALB e Eversa® Transform 2.0 testados individualmente nas suas formas livres, com tempos reacionais de 2, 4, 6 e 8 horas; e imobilizadas em nanopartículas magnéticas de ferro (Fe3O4) com quantidade equivalente a 80 UpNPBg-1 de catalisador e tempo reacional de 1h e 8h por ciclo. O melhor resultado da conversão catalítica utilizando os biocatalisadores na forma livre no meio reacional foi de 79,17% (8h) com Eversa® Transform 2.0 e metanol. A máxima conversão dos três ciclos de reação consecutivos para 1 hora mostra a manutenção da produção dos ésteres com resultados em média de 50,2% utilizando CALB-NPM em etanol. Já para o ciclo de 8 horas, a máxima conversão dos três ciclos consecutivos foi de 88,44% usando CALB-NPM e etanol com queda considerável na conversão já no segundo ciclo. Entretanto, para a Eversa® Transform 2.0-NPM com metanol houve manutenção das conversões no ciclo com média de 81%. Os resultados foram considerados promissores, com isso, novos estudos devem ser realizados para aperfeiçoamento da técnica utilizada, pois, o estudo apresentou valores de teores de conversões de ésteres próximos ao exigido pela Resolução ANP Nº 45 de 25/08/2014 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Descrição: SILVA, Michael Pablo França.Síntese de biodiesel a partir do óleo de pequi através de biocatalisadores enzimáticos contendo calb e eversa® transform 2.0 imobilizadas em nanopartículas magnéticas. 95 f. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (PGEA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3225
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CORRIGIDA_Michael França_21.03.23_Com ficha catalográfica_Versão Final.pdf2023_diss_mpfsilva.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.