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Título: Cláusulas relativas em redações argumentativas: uma abordagem funcionalista
Autor(es): Sousa, Francisco Sinval Farias de
Palavras-chave: Funcionalismo
Metafunções da Linguagem
Transitividade
Argumentação
Cláusulas Relativas
Data do documento: 18-Nov-2022
Citação: SOUSA, F. S. F. (2022)
Resumo: Este trabalho possui a finalidade de identificar aspectos sintáticos-semânticos e textual-discursivos que regulam o emprego de cláusulas relativas desenvolvidas em textos argumentativos. Para tanto, realizamos uma análise quantitativa e qualitativa, com o intuito de investigar a cláusula relativa no que se refere à transitividade, empregando categorias relacionadas à Linguística Sistêmico-Funcional, em consonância com os postulados teóricos de Halliday e Matthiessen (2004), e categorias ligadas ao Funcionalismo Norte-Americano, em conformidade com os parâmetros de transitividade de Hopper e Thompson (1980). Ademais, procuramos associar o emprego da cláusula relativa ao tipo de argumento proposto: argumentos quase lógicos, argumentos fundados na estrutura do real e argumentos que fundamentam a estrutura do real (FIORIN, 2015). Extraímos o corpus de redações de nota 1000 elaboradas por participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2018, 2019 e 2020, perfazendo, ao todo, 320 cláusulas relativas analisada. Os resultados revelam que as cláusulas relativas de média e baixa transitividades são as mais frequentes nos textos, evidenciando, em seu emprego, os processos material, mental, verbal, relacional e existencial, e colaborando efetivamente para o encaminhamento argumentativo do texto. Dessa forma, diferentemente do que se costuma verificar nas abordagens normativas tradicionais, procuramos demonstrar que o escopo semântico das cláusulas relativas é diversificado e serve a propósitos textual-comunicativos variados no âmbito da argumentação.
Descrição: SOUSA, Francisco Sinval Farias de. Cláusulas relativas em redações argumentativas: uma abordagem funcionalista. 2022. 130 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudo da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3275
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