Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3620
Título: “Uma noite na Bahia?”: uma perspectiva histórica das africanidades e da capoeira no Ceará (1853-1955)
Autor(es): Bezerra, Joel Alves
Palavras-chave: Performances
Africanidade
Capoeira
Identidade
Data do documento: 25-Out-2021
Citação: BEZERRA, J. A. (2021)
Resumo: Este trabalho pretende refletir o processo de invisibilidade do negro no Ceará a partir de performances de capoeira e do candomblé, africanidades brasileiras, de sujeitos vindos da Bahia em espaços privados de Fortaleza, como a performance “Uma Noite na Bahia”, realizada no clube Náutico Atlético Cearense e demais performances em outros espaços, como o Theatro José de Alencar e a Sociedade Cearense de Tiro, Caça e Pesca, na capital do Ceará, no ano de 1955. Para tanto, é necessário compreender os discursos produzidos, a negação e a formação de identidades locais, suas teias de relações com o mundo do trabalho e com determinados espaços (jornais, revistas, clubes sociais, teatros etc.). Espaços sociais e culturais que passam a ser percebidos como lócus de atuação política dos sujeitos e que nos colocam questões para o empreendimento deste estudo. Em contraponto ao silenciamento na historiografia atual cearense, abordaremos os indícios documentais que apontam a presença e as articulações da capoeira e de seus atores sociais no Ceará oitocentista. Na possibilidade de responder às inquietações provocadas na pesquisa, iremos recorrer ao campo interdisciplinar na perspectiva de Frigotto (2011), em que a produção do conhecimento se dá a partir do caráter dialético da realidade social, sobretudo num processo de concorrência solidária nas relações entre duas ou mais disciplinas. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos históricos e antropológicos de Cunha Júnior (2005), Lopes (2004), Sodré (2014), Bastide (1989), Araújo (2015) e Almeida (2019), apoiados em uma abordagem metodológica documental de natureza qualitativa de fontes bibliográficas e jornalísticas (periódicos e uma revista). Lançamos mão da análise de discurso mobilizada por Eni Orlandi (2020) e da análise das performances culturais de Milton Singer (1959), apresentadas por Robson Corrêa de Camargo (2013). Os resultados obtidos demonstraram que a ampla cobertura pela imprensa local das performances de capoeira e do candomblé não foram articuladas com as africanidades cearenses, ratificando o processo de invisibilidade e de negação a que foi submetida a população afro-cearense.
Descrição: BEZERRA, Joel Alves. “Uma noite na Bahia?”: uma perspectiva histórica das africanidades e da capoeira no Ceará (1853-1955). 2022. 138 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3620
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOEL ALVES BEZERRA Dissertação.pdf2022_jabezerra.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.