Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/410
Título: Qual o perfil e a percepção dos gestores de saúde, da microrregião do Baturité, sobre o princípio da eficiência consoante com a cartilha do SUS
Autor(es): Medeiros, Alfredo Coutinho Paula
Palavras-chave: Política de saúde – Brasil
Políticas públicas – Saúde
Baturité - CE - Saúde
Data do documento: 2016
Citação: MEDEIROS, A. C. P. (2016)
Resumo: Este trabalho aborda o princípio da eficiência, das políticas públicas, nas secretarias municipais de saúde, da microrregião do Baturité, consoante com o modelo adotado pela cartilha do SUS. Como objetivo geral, a pesquisa visa o princípio da eficiência, dos modelos adotados pelos gestores de saúde municipais, tendo como referência para um possível resultado satisfatório de gestão, o perfil e a percepção dos gestores, sendo estes consoantes com o modelo sugerido pela cartilha do SUS. A metodologia aplicada se dará por método quantitativo por meio de questionário, com base em bibliografias sobre o tema de estudo, de forma descritiva e exploratória. Foram pesquisados 11 municípios, totalizando 5,97% do total do estado do Ceará. Através de questionário de múltiplas escolhas aplicado pessoalmente. O ministério da saúde em 2009 lançou o que foi denominado de “A cartilha do SUS” para permitir, a todos os gestores e interessados, uma fonte de pesquisa sobre as normas e regras adotadas pelo mesmo. Com intuito de auxiliar de forma prepositiva as ações adotas no âmbito municipal pelos gestores de saúde. A relevância deste projeto de pesquisa dá-se pela constante observância da sociedade em relação às questões de saúde pública. É marcante o descontentamento da sociedade para com os serviços prestados. A saúde pública no Brasil é respaldada pelo sistema único de saúde, o qual definem as diretrizes e modelos de gestão a serem adotados pelos municípios, através do processo de descentralização. No tocante a aplicação, a pesquisa apontou para os seguintes achados: nenhum gestor de saúde, da microrregião do Baturité, considerar totalmente verdadeira a necessidade de pactuação entre os gestores, como valor estratégico; 27% consideram fundamental a estruturação e a manutenção de uma sistemática permanente de avaliação de desempenho; e nenhum gestor considera totalmente verdadeira a afirmação que o plano municipal de saúde deve ser consoante com os planos estadual e nacional de saúde. O caminho comum trilhado pelos gestores da saúde é a busca por soluções que os ajudem a viabilizar o planejamento, a melhor aplicação dos recursos e a condução das equipes, atendendo aos princípios do SUS.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/410
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Coutinho Paula Medeiros.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.