Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4332
Título: Estudo sobre o Ensino de Ciências e suas metodologias na perspectiva do Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Otoni, Maria de Fátima Lessa Soares
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Sequência Didática
Data do documento: 5-Jul-2023
Citação: OTONI, M. F. L. S. (2023)
Resumo: Através da minha participação em um projeto de extensão (RP) e das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, pude observar uma série de dificuldades e limitações nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências. Essas observações despertaram reflexões que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho, que abordam o Ensino de Ciências na perspectiva de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No contexto do Ensino de Ciências, essa disciplina é frequentemente percebida como complexa pelos alunos, com poucas relações com o seu cotidiano, o que resulta em falta de envolvimento e dificuldades na construção do conhecimento. Diante disso, torna-se necessário que os professores repensem práticas pedagógicas e introduzam novas estratégias de ensino que visem uma educação inclusiva. O objetivo deste trabalho consistiu em proporcionar um estudo e reflexão sobre o Ensino de Ciências e suas metodologias na perspectiva do Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando auxiliar os professores no processo de educação inclusiva em sala de aula. Com base em observações realizadas em ambientes educacionais, buscou-se apresentar uma proposta de Sequência Didática elaborada a partir do estudo de campo e voltada para o ensino de ciências. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa de pesquisa de natureza básica e exploratória, utilizando a metodologia de pesquisa em campo, que foi dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu em observações realizadas em sala de aula com o objetivo de investigar e analisar uma aluna específica que foi objeto de estudo. Essas observações foram conduzidas de forma investigativa, buscando compreender melhor as características e necessidades da aluna em questão. Com base nas observações ascendentes durante a primeira etapa, foi possível traçar uma proposta de Sequência Didática que visava auxiliar no processo de ensino da aluna em questão. Essa proposta foi desenvolvida levando em consideração as necessidades individuais e as características específicas da aluna extraordinária, com o intuito de promover sua participação ativa e seu engajamento no processo de aprendizagem. Os resultados deste estudo foram obtidos por meio do desenvolvimento de uma proposta de Sequência Didática. Diante dos resultados obtidos, fica evidente a importância de motivar e capacitar os professores para que possam adaptar os recursos didáticos em sala de aula, a fim de promover a efetivação da educação inclusiva.
Descrição: OTONI, Maria de Fátima Lessa Soares. Estudo sobre o Ensino de Ciências e suas metodologias na perspectiva do Transtorno do Espectro Autista. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4332
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DE FÁTIMA LESSA SOARES OTONI.pdf2023_mono_maotoni.pdf593,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.