Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4340
Título: Investigações e reflexões sobre o ensino de biologia na Guiné-Bissau
Autor(es): Indjai, Sira
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Guiné-Bissau
Material Didático
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: INDJAI, S. (2022)
Resumo: A ideia e proposta do presente trabalho nasceram das reflexões sobre os materiais didáticos utilizados no Ensino de Biologia, no período do Liceu na Guiné Bissau (Ensino Médio) período correspondente ao Ensino Médio no Brasil. A ausência de livros, apenas de fascículos e as próprias dificuldades de aprendizagem em função da qualidade do material influenciaram a hipótese levantada neste trabalho: que o uso de fascículos como material didático no Ensino de Biologia na Guiné Bissau é um fator limitante na idealização dos conteúdos e na construção de uma educação científica coesa. Por isso, objetivou-se investigar e refletir sobre o Ensino de Biologia na Guiné-Bissau através da análise de fascículos de Biologia da Guiné referentes ao Liceu e através dos relatos dos estudantes de Biologia guineenses presentes no Brasil. Além disso, esta pesquisa foi uma oportunidade de refletir sobre a importância do material didático para um processo de ensino aprendizagem consolidado e sobre a percepção dos estudantes sobre suas formações. Para alcançar os objetivos traçados, inspirou-se em uma metodologia qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva. Foram analisados dois fascículos de Biologia, do Ensino do Liceu da Guiné, utilizando um roteiro adaptado do livro Práticas de Ensino em Biologia de Miriam Krasilchik. Para as entrevistas, escolheu-se como público-alvo os alunos guineenses do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Unilab. Os fascículos apresentam falhas, como falta de atividades, baixa qualidade de visualização, deficiência de imagens e conteúdos incompletos. Para os entrevistados, a falta de material adequado deixou várias lacunas em seus processos de aprendizagem, mas que na graduação foram sendo preenchidas com uma formação mais coesa da relação teoria-prática. Conclui-se que a falta de material adequado interfere negativamente no ensino-aprendizagem dos alunos. A falta de investimentos na Educação na Guiné, bem como em qualquer país, não contribui para que os professores explorem todo potencial dos alunos, construam conceitos bem claros, estruturam uma formação bem embasada de conhecimentos.
Descrição: INDJAI, Sira. Investigações e reflexões sobre o ensino de biologia na Guiné-Bissau. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4340
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIRA INDJAI.pdf2022_mono_srindjai.pdf917,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.