Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4682
Título: Balística Forense: técnicas de análise para a verificação dos resíduos de disparo de arma de fogo
Autor(es): Gomes, Wilma Graciete Silva
Palavras-chave: Balística forense
resíduos de arma
lesões perfurocontusas
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: GOMES, W. G. S. (2023)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos principais métodos instrumentais de análise aplicados à balística forense para identificação de resíduos deixados após disparos de arma de fogo na mão do atirador. Essas técnicas ajudam a determinar a origem dos tiros, identificar armas usadas em crimes, selecionar suspeitos, vítimas e cenas de crime. Resíduos de chumbo, bário e antimônio são os elementos mais comuns após disparos, os quais são analisados em laboratório através de técnicas Colorimétricas, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) Espectroscopia óptica e Espectroscopia de Absorção Atômica (EAA). No entanto, essas análises têm limitações, que incluem desde o tempo de disparo, limpeza da arma e uso de luvas. É importante a decisão do método de análise para manter a integridade das evidências, pois os peritos devem seguir padrões éticos e científicos rigorosos para resultados confiáveis e justos.
Descrição: GOMES, Wilma Graciete Silva. Balística Forense: técnicas de análise para a verificação dos resíduos de disparo de arma de fogo. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4682
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilma Graciete Silva Gomes.pdf2023_art_wgomes.pdf728,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.