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Título: A utilização de um jogo denominado "fatouke" como ferramenta lúdica e gamificada para a análise de fake news no ensino de ciências
Autor(es): Guilherme, Francisco Wesley Teixeira da Silva
Palavras-chave: BNCC
Fake News
Ludicidade
Gamificação
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: GUILHERME, F. W. T. S. (2023)
Resumo: Este trabalho aborda e propõe uma metodologia de ensino lúdica, com o propósito de auxiliar estudantes de uma escola da rede pública estadual de ensino a trabalharem criticamente acerca de discursos falsos, no que se refere às Ciências da Natureza, inspirada em uma habilidade da Base Nacional Comum Curricular, que é um documento que rege as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelo aluno durante a sua trajetória educacional. Na área das ciências da natureza e suas tecnologias, as competências e habilidades versa sobre o conhecimento científico dos alunos por meio de investigações científicas que levem o indivíduo a desenvolver o senso crítico a partir de situações da sociedade a qual ele está inserido e a partir disso propor soluções. Uma dessas habilidades fomenta a interpretação de textos de divulgação científica com temáticas das Ciências da Natureza disponibilizados em diferentes meios, visando construir estratégias para selecionar fontes confiáveis de informações, buscando desenvolver o senso crítico dos alunos por meio da identificação das fake news. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa. A proposta foi desenvolvida a fim de analisar a potencialidade de jogos lúdicos que abordem o conteúdo de fake news da área das Ciências da Natureza. Considerando que a utilização de jogos lúdicos e gamificados se tornou uma forte ferramenta quando associada ao ensino, este trabalho tem por objetivo fazer a produção e a utilização do jogo didático “Fatouke” para auxiliar os estudantes da respectiva escola. A aplicação, da ferramenta didática, resultou no despertar do senso crítico dos alunos com relação às notícias que são divulgadas em diversos meios. Ao final da aplicação do trabalho, observou-se que a ferramenta pedagógica “Fatouke” incentivou os alunos a desenvolverem um olhar crítico sobre as notícias que circulam diariamente nos meios de comunicação e informação, e a saberem identificar uma notícia falsa, mediante uma atividade lúdica e gamificada.
Descrição: GUILHERME, Francisco Wesley Teixeira da Silva. A utilização de um jogo denominado "fatouke" como ferramenta lúdica e gamificada para a análise de fake news no ensino de ciências. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4712
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

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