Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cá, Natália Ernesto | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T16:43:08Z | - |
dc.date.available | 2017-11-21T16:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CÁ, N. E. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/618 | - |
dc.description | CÁ, Natália Ernesto. A família e o trabalho: trajetória da Educação de crianças talibés na Guiné-Bissau. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o processo da educação das crianças Talibés no âmbito da tradição islâmica na Guiné-Bissau, o termo Talibé vem do árabe, significando “aluno ou discípulo”. Na sociedade guineense, os talibés são conhecidos como crianças que mendigam pelas ruas da cidade em busca do dinheiro e comida como parte do processo da sua educação. Diante disso, pretende-se evidenciar os aspectos históricos e a configuração contemporânea desse processo que envolve a saída precoce de crianças na casa dos seus pais em busca de uma educação cuja didática viola todos direitos humanos e agride a infância - através da submissão das crianças ao trabalho forçado. Porém, destaca-se a relevância desse trabalho por analisar os fatores que contribuem para a fragilidade do Estado e suas instituições na proteção das crianças. Metodologicamente, optou-se por uma investigação bibliográfica articulada não apenas com os dados estatísticos, mas também com os relatos coletados através das entrevistas, buscando aprofundar entendimento sobre esse fenômeno. Conclui-se, apontando a inoperância do Estado como fator que contribui para não adequação do sistema ou mesmo erradicação da educação talibé na Guiné-Bissau. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Talibé | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mendigagem | pt_BR |
dc.title | A família e o trabalho: trajetória da Educação de crianças talibés na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_mono_nca.pdf | 2017_mono_nca.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.