Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/693
Título: A aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal: um enfoque nos gastos de pessoal do município de Salvador-BA no período de 2012 a 2017
Autor(es): Leite, Rodrigo Rodrigues
Palavras-chave: Despesa pública - Política governamental - Salvador, BA - 2012-2017
Renda pública - Salvador, BA
Responsabilidade fiscal - Estatuto legal, leis etc.
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: LEITE, R. R. (2018)
Resumo: A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) representa um marco na gestão pública, devido ao seu propósito de estabelecer o equilíbrio das contas públicas, e cumprir, entre outros objetivos, a transparência, a responsabilidade, o planejamento e o controle. Para que a União, os estados e municípios se adequem às ideias da lei, é necessário que se baseiem nos pilares básicos, identificados como o planejamento governamental, o equilíbrio fiscal, o controle do endividamento público e a transparência da gestão fiscal. E, com base nesses pilares, mas principalmente no equilíbrio fiscal, a receita pública, recursos provenientes da arrecadação do governo, deve ser suficientemente capaz de financiar as despesas públicas, o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos. É dada uma ênfase à Receita Corrente Líquida, o somatório das receitas tributárias, referentes a contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias e de serviços, com as devidas deduções e às Despesas com Pessoal, que são compostas pelo o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência. E, através do recorte das Despesas com Pessoal no município de Salvador nos anos de 2012 a 2017, será realizada uma breve análise dos dados com o intuito de verificar a eficiência da aplicação de recursos.
Descrição: LEITE, Rodrigo Rodrigues. A aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal: um enfoque nos gastos de pessoal do município de Salvador-BA no período de 2012 a 2017. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/693
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_rleite.pdf961,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.