Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/947
Título: Avaliação do desempenho de técnicas de filtragem digital sobre sinais ECG
Autor(es): Caiavi, Fernando André Cossengue.
Palavras-chave: Eletrocardiograma (ECG).
complexo QRS.
Transformada Wavelet.
filtragem de sinais.
Data do documento: Fev-2018
Citação: CAIAVI, F. A. C. (2018)
Resumo: Dentre as principais causas de morte no mundo, as doenças que atacam o sistema cardiovascular têm estado na linha de frente. Os sinais elétricos produzidos pelo coração são recolhidos por meio de eletrodos fixados na superfície do corpo e registrados em um eletrocardiógrafo. Esses sinais constituem o eletrocardiograma (ECG), o qual consiste de um exame médico que fornece os parâmetros das atividades funcionais do coração e permite detectar eventos adversos ou anormais deste órgão. O processamento automático deste sinal compreende, como etapas iniciais, os processos de detecção e segmentação das ondas características. No entanto, algumas frequências indesejáveis interferem no processo de aquisição, impossibilitando, com isso, a extração de um ECG limpo, o que pode ocasionar distorções dos parâmetros que caracterizam a atividade cardíaca, tal como a variabilidade da frequência cardíaca, a amplitude e a duração do complexo QRS (conjunto das ondas Q, R e S do ECG), dentre outros parâmetros. É nesta perspectiva que surge a necessidade da utilização de filtros de sinais digitais. A transformada Wavelet possui propriedades de multirresolução em escala e no tempo, que a coloca em vantagem em relação aos métodos senoidais de Fourier. Esta monografia baseia-se na aplicação de diferentes técnicas de filtragem do ECG para avaliar o desempenho da transformada Wavelet quando implementada por bancos de filtros passa-baixas e passa-altas. Para tal, fez-se a utilização de 15 wavelets do tipo biortogonais e 10 wavelets do tipo daubechies para a remoção de ruídos de alta-frequência e de baixa-frequência presentes em sinais sintéticos com 20 diferentes morfologias de QRS, gerados por um simulador computacional. O desempenho dos filtros é avaliado através do cálculo do erro RMS (Root Mean Square) normalizado entre os sinais de referência e os sinais filtrados. Os resultados obtidos permitiram identificar e comparar de forma detalhada o desempenho de cada filtro Wavelet em diferentes cenários, correspondentes às diferentes morfologias existentes de batimentos e a diferentes componentes de frequência de ruído artificial.
Descrição: CAIAVI, Fernando André Cossengue. Valiação do desempenho de técnicas de filtragem digital sobre sinais ECG. 2018. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-, Acarape-Ceara, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/947
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Andre Cossegue TCC Eng_Energias.pdf2018_mono_faccaiavi.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.